13 de maio de 2013

Falando sobre óculos de sol

Via Tumblr
 Então vamos falar de óculos de sol! Ahn? Como assim?
  
Com a chegada do outono/inverno as pessoas ficam (ainda mais) relaxadas com a proteção dos olhos através dos óculos de sol. Esse tipo de óculos não serve apenas para amenizar  o incomodo causado pela claridade ou ser um acessório bonitinho complementando o look do dia, ele tem como função proteger a região dos olhos contra os raios UV, que estão presentes mesmo quando o sol não dá as caras. Depois disso, vamos lembrar que não devemos deixar os bonitos em casa nos dias nublados.
Todos sabemos que os raios UV causam diversos danos a nossa pele, da mesma forma ele prejudica também os olhos, com efeitos de curto e longo prazo. Esses danos, podem ser ainda mais nocivos aos olhos de bebês e crianças, devido a transparência do cristalino ser maior e assim absorver ainda mais radiação.
Danos causados após curtas exposições:  inflamação da córnea e inflamação da conjuntiva, que se caracterizam por dor, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, fotofobia e vermelhidão.
Os danos causados pela exposição prolongada, como todo sabemos, é mais nociva e pode causar catarata (opacificação do cristalino), pterigio (aquela espécie de "pele" que cresce e com o tempo cobre, dizendo de forma popular, a íris e a pupila), lesão na retina, degeneração macular (maior causa de cegueira), além de câncer de pele na região das palpebras.
No caso dos olhos, a luz refletida também é prejudicial, por isso é preciso redobrar os cuidados em ambientes com neve, areia e água, pois podem causar queimaduras.
Sabendo de todas essas coisas, vamos ao "X" da questão, como se proteger e porque não usar óculos do chinezinho do ebay, do camelô da esquina e até mesmo de lojas de departamento onde não há vendedores devidamente capacitados a trabalhar com esse tipo de produto.
Sempre pegamos no ponto de produtos de procedência duvidosa porque eles podem prejudicar ainda mais os olhos do que se você estiver sem óculos. Como? Da seguinte forma:
- Se estamos sem óculos, a pupila vai diminuir de tamanho, para que entre menos luz nos olhos e seja possivel enxergar na claridade.
- Quando colocamos óculos solar, a quantidade luz em nossos olhos diminui, com isso a pupila precisa dilatar para conseguir absorver a maior quantidade de luz para que possamos enxergar através das lentes.
- Se essas lentes não possuírem proteção uv adequada, em vez de proteger, estaremos possibilitando uma entrada maior de raios uv nos olhos do que se estivessemos sem óculos. Outro fator de risco com o uso desse tipo de lentes, é que devido a baixa qualidade elas podem apresentar aberrações (até mesmo o popular "grau") que também causam danos à visão.
Além da proteção nas lentes, é preciso ficar atenta ao formato dos óculos, que devem cobrir toda a região dos olhos e ficar o mais próximo possivel da pele, para que evite a entrada de luz pelas laterais. A escolha de um bom produto é importante também para evitar que esse contato cause irritações na pele.
Após todas essas informações, fica a mais importante: SEMPRE compre seus óculos em estabelecimentos especializados e de confiança, eles possuem modelos para todos os bolsos e gostos.
Lembrem-se: a saúde dos seus olhos deve ser sempre mais importante do que qualquer modinha. 






Este é um post colaborativo foi feito pela Danielle Dias, 
Tecnica em Óptica e Tecnologa em Optometria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário